0

Praticar esportes depois dos 40? É possível!

Você que começar uma prática esportiva, mas acha que já passou da idade? Saiba que praticar esportes depois dos 40 é possível. Além disso, exercitar o corpo traz vantagens para sua saúde, vai melhorar seu humor e proporcionar muito mais qualidade de vida.

Fazer atividades físicas regulares ajuda na prevenção de diversas doenças, como: infarto, AVC, hipertensão e diabetes. Outro benefício é melhorar o lado mental por evitar crises de ansiedade e ser um apoio no tratamento da depressão.

Entenda mais sobre a prática de esportes após os 40 anos e veja por que você deve começar o quanto antes.

Os benefícios para o cérebro


Praticar exercícios físicos melhora as funções cerebrais e aumenta o bem-estar. Esses dados foram confirmados em uma pesquisa da Unicamp (Universidade de Campinas), de São Paulo.

 

Durante as partidas, é preciso analisar as melhores jogadas para vencer o time adversário. Esse é um ótimo exercício para o cérebro, que também tem mais agilidade e ampliação dos reflexos durante a prática esportiva.


Outra vantagem para a saúde mental é que o esporte funciona como uma válvula de escape. Assim, o treino ajuda a melhorar o estresse, fazendo com que o jogador tire o foco dos seus problemas pessoais.

 

Logo, ele fica mais tranquilo e consegue pensar de forma clara sobre a situação que está incomodando. Ao ver sua dificuldade com mais calma, ele pode tomar uma decisão muito mais acertada.

Os benefícios para o corpo

 

Com o passar do tempo, é comum acontecer a perda de massa óssea. Outro problema é a flacidez e a fraqueza muscular. Porém, praticar esportes depois dos 40 ajuda a retardar esse processo.

Dessa forma, problemas como osteoporose de sarcopenia (diminuição da massa magra) são evitados. Outro fato é que um corpo mais tonificado melhora a autoestima do esportista.

Por haver um esforço para correr e fazer outros movimentos em quadra, o esporte trabalha os aspectos cardiovasculares. Com isso, é possível melhorar o condicionamento físico e o fôlego também para atividades do dia a dia.

Com um corpo mais saudável e ativo, o adulto depois dos 40 anos consegue fazer suas atividades rotineiras sem grandes dificuldades. Essa autonomia evita problemas de depressão que podem vir de uma vida mais sedentária e dependente.

A intensidade dos treinos

Praticar esportes depois dos 40 é possível e, além disso, muito recomendado pelos especialistas. Isso garante mais qualidade de vida, melhora a disposição para o dia a dia e faz com que a rotina fique mais divertida. A única ressalva é com a intensidade dos treinos.

Não exagere na sua prática esportiva e siga sempre a orientação do seu educador físico. Ultrapassar o limite suportado pelo seu coração e músculos pode levar a lesões graves e até mesmo a um problema cardíaco.

Porém, seguindo a intensidade e frequência correta os esportes trazem muitas vantagens para a mente e para o corpo.

Tem mais de 40 anos e quer fazer uma prática esportiva? Então, vamos continuar essas conversa.  Deixe nos comentários qual esporte você deseja começar e por que escolheu essa modalidade.

 

Banco do Desbravador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *