0

Por que começar a correr depois dos 40 anos?

Você acha que está muito tarde para começar uma prática esportiva? Acredita que não tem as habilidades necessárias para entrar em um esporte? Saiba que é agora que você mais precisa investir na saúde do seu corpo. Então, veja por que começar a correr depois dos 40 anos.

A corrida é um esporte que pode ser feito no ritmo de quem pratica. No começo bastam apenas alguns minutos, revezando com caminhadas. Com o desenvolvimento é possível correr todo o percurso definido e até disputar corridas. Confira 7 motivos para correr após os 40.

Benefícios de começar a correr depois dos 40 anos


A atividade física beneficia o corpo e a mente, ainda mais com o passar dos anos. Ao contrário do que se imagina, fazer exercícios físicos é uma ótima aposta em todas as idades. Veja 7 razões para começar a correr depois dos 40.

1. Previne AVC e Infartos

A corrida melhora o desempenho do sistema cardiovascular. Com isso, é mais fácil se prevenir de AVC e infartos.

2. Tonifica os músculos

Correr ajuda a tonificar a musculatura, o que evita dores vindas da falta de exercícios físicos. Além disso, também contribui para a parte estética.

  1. Regula o ciclo do sono

    Para quem tem problemas de insônia, correr pela manhã é uma ótima alternativa. Ao exercitar o corpo, ele tem mais energia durante o dia e está pronto para descansar pela noite.

    4. Acelera o metabolismo e evita alterações hormonais

Após alguns anos, o metabolismo passa a ficar mais lento, consumindo menos calorias. Além disso, o organismo também sofre alterações hormonais. Apostar na corrida é uma maneira para prevenir esse quadro.

5. Combate à osteoporose e a hipertensão


As atividades aeróbicas, como a corrida, ajudam a minimizar problemas ósseos e também a estabilizar os níveis de pressão sanguínea nas artérias.

 

  1. Evita dores e lesões pela inatividade

Com a idade é comum o corpo perder massa muscular. Isso pode levar ao aparecimento de dores ou algumas lesões, o que não acontece ao manter o corpo ativo com a corrida.

  1. Gera mais disposição

 

Com a liberação da adrenalina e da endorfina, o corredor começa a ser mais produtivo em suas atividades diárias. Assim, ele tem ânimo para brincar com seus filhos, realizar o seu trabalho e dar atenção para a família.

Cuidados antes de começar a correr depois dos 40 anos

 

Ficou animado para começar sua corrida? Antes de separar os tênis, fique atento a essas dicas importantes para a sua saúde:

 

  • Vá ao clínico geral e faça um check-up para conferir se você pode correr;
  • Procure um treinador físico para orientar sua corrida;
  • Busque consumir alimentos saudáveis;
  • Respeite os limites do seu corpo;
  • Procure correr em seu ritmo;
  • Corra pela manhã ou fim da tarde, evitando horários com muito calor.

Agora que você já sabe por que começar a correr depois dos 40, não tenha receio de investir na corrida. Tomando os cuidados necessários, essa atividade física apenas trará mais bem-estar para os seus dias.

Não pense que está tarde, porque não está. Essa é uma oportunidade de começar um esporte e manter a saúde com o passar dos anos.

Gostou das dicas? Então, compartilhe este antigo com um amigo, seu parceiro ou esposa. Quem sabe eles não se animam para começar a correr com você?

 

Banco do Desbravador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *