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Esportes podem prevenir problemas cardíacos?

A prevenção sempre será a melhor alternativa. Por isso, é importante cuidar da saúde do seu coração antes que apareçam problemas graves. Porém, nessa busca por mais qualidade de vida, surge a pergunta: esportes podem prevenir problemas cardíacos?

Entenda melhor a relação entre as práticas esportivas e a capacidade cardiovascular. Assim, será fácil saber se praticar esportes pode evitar infartos, arritmias, paradas cardíacas etc.

Os exercícios físicos podem tratar doenças do coração?

De acordo como o fisiologista Carlos Eduardo Negrão, as atividades físicas são formas para tratar doenças cardíacas. Aliada ao uso do medicamento em casos de problemas anteriores, a prática de exercícios pode evitar males do coração.

Além disso, o esporte previne os fatores de risco das doenças cardíacas, como: diabetes, hipertensão e obesidade. Isso ocorre porque ao praticar uma atividade esportiva, há um desenvolvimento na musculatura, no batimento cardíaco, na pressão e na circulação sanguínea.

Outras vantagens do esporte para a capacidade cardiovascular são: diminuição do cansaço, melhora na qualidade do sono, mais fôlego e redução nas chances de uma nova ocorrência de infartos.

Sendo assim, a atividade física regular é um dos pilares da prevenção de doenças cardiovasculares. Logo, quando mais ativa uma pessoa for, menores são as possibilidades do desenvolvimento de problemas cardíacos.

Os esportes podem prejudicar a saúde do coração?

Não há uma ligação direta entre os esportes e doenças cardíacas. Pelo contrário, uma pessoa sedentária deve buscar atividades aeróbicas para ter um melhor condicionamento físico e evitar dificuldades vindas desse estilo de vida.

O que pode acontecer são problemas advindos de excesso. Ou seja, casos nos quais o atleta exagera na intensidade e frequência dos seus treinos. Quando o corpo é sobrecarregado pode apresentar problemas graves como lesões, dores fortes e até mesmo problemas cardíacos.

Contudo, não é a prática esportiva que causa essas dificuldades para o atleta, mas sim o esforço intenso em seu treino. Todas as atividades feitas com exagero levam a um desequilíbrio que deve ser evitado.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) o período ideal de práticas esportivas deve ser de 150 minutos por semana. O recomendado é fazer cerca de 30 minutos por dia, descansando nos finais de semana.

Quais as medidas de segurança ao começar um esporte?

O esporte é um grande aliado da saúde cardíaca, a única ressalva é para não haver excesso na prática. Por isso, siga essas medidas preventivas ao iniciar um esporte. Assim, você terá muitas vantagens para o bem-estar do seu coração. Acompanhe:

  • Realize check-ups médicos a cada 6 meses ou 1 ano;
  • Procure orientação de um educador físico para realizar um esporte;
  • Busque uma alimentação equilibrada de acordo com seu nutricionista;
  • Não ultrapasse os limites do seu corpo. Ao sentir dores, pare o treino;
  • Tenha sempre uma garrafa de água perto e fique hidratado;
  • Faça exercícios em horas com o sol mais ameno, como antes das 10h.

Agora que você sabe que esportes podem prevenir problemas cardíacos e trazer mais bem-estar é hora de buscar a prática esportiva que mais combina com o sua personalidade. Você pode fazer atividades como: corrida, natação, futebol, vôlei, tênis etc. São várias opções, basta escolher a sua.

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