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7 passos para começar a correr

Praticar uma atividade física é excelente em qualquer idade. Correr é um exercício que ajuda a ter uma vida mais saudável e a gerar mais bem-estar. Então, se você está pensando sobre a ideia, veja 7 passos para começar a correr.

Fazendo treinos por 3 vezes na semana, já é possível concluir uma prova de 5 quilômetros em um período de 3 a 6 meses. A duração dependerá do condicionamento físico do corredor.

Então, seguindo a lista abaixo, você poderá fazer sua atividade com segurança. Assim, seu corpo e sua mente agradecerão pelo autocuidado. Acompanhe as dicas!

7 passos para começar a correr

Agora que você decidiu fazer corridas é preciso estar preparado para isso. Seguindo as 7 etapas é possível evitar fraturas ou problemas de saúde. Essas situações podem ocorrer devido a um treino inadequado.

Sempre que possível consulte seu treinador físico. O profissional indicará a intensidade ideal para sua corrida e isso evitará lesões. Agora confira 7 passos para começar a correr o quanto antes.

 

1. Faça um check-up


Antes de começar a sua corrida, é preciso fazer seus exames de rotina. Com eles, o médico identificará se você pode correr ou se isso agravaria algum problema de saúde. Com o seu atestado médico em mãos, pode seguir os próximos passos com tranquilidade.

2. Escolha a roupa correta


Opte por uma roupa apropriada para ginástica. Além disso, veja o tênis específico para a sua pisada, que são 3 tipos: pronada (usa a parte interna no pé); neutra e supinada (usa a parte externa do pé). Para começar, você pode optar por um tênis do tipo neutro. Uma palmilha correta pode corrigir o tipo de pisada.

3. Corra no melhor horário


Os melhores momentos do dia para correr são no começo da manhã e no final da tarde. Nesses períodos o sol está mais fraco e tem mais umidade do ar. Com o tempo mais úmido há menos chances de o atleta ficar desidratado. Prefira não correr próximo da hora de dormir para evitar problemas de insônia.

4. Preste atenção às lesões

Não é uma regra que você terá lesões, porém fique atento para não forçar muito sua musculatura. Os corredores geralmente apresentam tendinite, fraturas por estresse do músculo, canelite e dores no joelho.

5. Lembre-se de alongar

Comece com uma caminhada leve de 10 minutos antes do seu treino. Isso ajuda o corpo a aquecer antes do exercício. Depois da corrida, alongue os músculos adequadamente para evitar uma lesão ou dor após correr.

  1. Escolha a melhor playlist

    Defina as músicas que mais te animam e ouça durante sua corrida. Não há um estilo específico, porque depende do gosto de cada corredor. Apenas tenha atenção em locais com carros e bicicletas para não ter riscos de acidentes.

7. Seja gentil com você mesmo


Não queira começar correndo todo o percurso. No início será mais difícil se você nunca praticou antes. Por isso, tenha paciência com o seu progresso e aos poucos notará os avanços.

Com os 7 passos para começar a correr você pode dar início ao seu projeto em algumas semanas. Não há mais desculpas para ser sedentário. Tendo uma vida ativa você vai melhorar seu humor e ter muito mais ânimo em seus dias.

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